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30 de Junho 2023

Como fazer SEO para clínicas e hospitais veterinários?

Entenda como fazer SEO para clínicas e hospitais veterinários e como tais técnicas podem auxiliar no seu sucesso! 

Há quem diga que o SEO (Search Engine Optimization) é o grande segredo por trás do sucesso do tráfego orgânico e isso pode até ser verdade. No entanto, é preciso saber aplicar as técnicas certas para alavancar um negócio. Neste artigo, entenda como fazer SEO para clínicas e hospitais veterinários e como tais técnicas podem auxiliar no seu sucesso! 

O que é SEO e por que é importante para o marketing veterinário?

SEO trata-se de um conjunto de estratégias que visam otimizar um mecanismo de busca para atrair leads de maneira orgânica e qualificada. Em outras palavras, é o trabalho empenhado para que o site de uma empresa ganhe destaque nas sugestões de resultado da primeira página do Google.

Para o marketing veterinário, o SEO é extremamente valioso. Isso porque, principalmente no caso de clínicas e hospitais veterinários, o marketing costuma ser focado na construção de uma imagem de autoridade, nutrindo a audiência com informações de valor. 

Agora pense grande: e se ao invés de simplesmente fazer posts informativos sobre comportamento canino no Instagram, por exemplo, a sua clínica veterinária começa a produzir artigos sobre os mais variados temas ligados às necessidades dos cães, com conteúdo bem mais detalhado e em um local onde as pessoas podem acessá-lo a qualquer momento, como um blog ou um podcast. 

Outro ponto que conta a favor do SEO para clínicas e hospitais veterinários é o ganho da confiança do cliente. Afinal, quando a página de uma empresa aparece como sugestão na primeira página do Google 

Do mesmo jeito que muita gente reconhece o potencial do SEO enquanto ferramenta de marketing veterinário, há quem o subestime, uma vez que a conquista de tráfego orgânico não é imediatista. Trata-se de uma estratégia de longo prazo e que demanda um fluxo constante. 

Como fazer SEO para clínicas e hospitais veterinários? 

Não existe receita de bolo quando o assunto é SEO. Mas há alguns meios e ferramentas para aplicá-lo corretamente. Confira a seguir o passo a passo de como fazer SEO para clínicas e hospitais veterinários;

1. Defina os conteúdos que serão tratados no seu site 

Antes mesmo de definir estratégias para a sua clínica veterinária, estabeleça dois pontos ainda mais importantes: o público-alvo e o objetivo. 

O objetivo lhe auxiliará a compreender melhor o que você espera atingir a partir da aplicação das técnicas de SEO. Seu propósito é trazer mais pessoas para o seu site ou fazer com que elas assinem sua newsletter? Vender um curso ou algum serviço da sua clínica veterinária? 

Já o público-alvo é referente à fatia de pessoas que você deseja atingir. Onde elas vivem? O que elas estão procurando que somente a sua empresa pode oferecer? Qual a faixa-etária e a renda média delas? 

Responda a essas perguntas e você estará bem mais próximo de quem irá chegar a sua clínica ou hospital veterinário por meio do SEO. 

2. Utilize as ferramentas certas para otimizar e metrificar seus resultados

Hoje, muitas ferramentas disponíveis no mercado auxiliam uma boa estratégia de SEO, algumas delas inclusive, de maneira gratuita. Confira:

Google Analytics 

Por meio de um cadastro simples, é possível ter acesso a uma série de ferramentas gratuitas do Google, como o Analytics. 

Com ele, dados de um site como origem de tráfego, localização e dispositivo dos visitantes e taxa de rejeição, podem ser analisados em tempo real, o que torna mais fácil compreender as melhorias que um site precisa. 

Google Search Console 

Outra ferramenta que funciona como um excelente complemento à anterior, é o Google Search Console. 

Isso porque, se o Analytics cuida dos dados do site de dentro pra fora, o Search Console auxilia no monitoramento e solução de problemas envolvendo a presença de uma página nos resultados do mecanismo de busca. 

SEMRush 

Uma das grandes técnicas de SEO envolve a seleção e utilização das palavras-chave certas para ranquear mais facilmente no buscador. 

Ferramentas como SEMRush e Ubersuggest podem facilitar este processo, fornecendo um relatório das principais keywords de um nicho de forma gratuita. 

3. Tenha um profissional de SEO ao seu lado 

Cuidar do SEO de uma clínica ou hospital veterinário não é simples e requer muito estudo de caso e foco na otimização. Sendo assim, é possível começar a aplicar algumas técnicas desde já, como trabalhar as palavras-chave, conforme foi dito no tópico anterior.  

No entanto, se o seu objetivo é investir mais pesado nessa área, como o SEO técnico mesmo, o ideal é contratar um profissional para que ele possa lhe auxiliar da melhor maneira, seguindo as diretrizes do Google e deixando sua página bem mais fácil de ser encontrada e indexada. 

4. Poste com frequência 

Outro forte fator de ranqueamento é a constância de um conteúdo. Assim, se a última vez que seu blog teve uma postagem foi há dois anos, talvez seja o momento de rever isto. 

Organize-se e busque uma frequência melhor para o tipo de conteúdo que você planeja criar. Conheça bem o seu próprio nicho e tente conferir o que seus concorrentes estão postando (essa dica vale para as redes sociais também!). 

Mais uma vez vale lembrar que um profissional de SEO ou conteúdo poderá lhe indicar qual o caminho ideal e cuidar das postagens para você. 

5. Domine as técnicas 

Palavras-chave, otimização in e on-page, URL amigável, conteúdo White Hat… são muitos os termos e as boas práticas envolvendo SEO para clínicas e hospitais veterinários

Conseguir uma boa posição nos resultados do Google é uma verdadeira corrida pelo ouro e necessita de manutenção constante.

Saiba o mínimo de Search Engine Optimization se quiser auxiliar seu site, mas tenha em mente que é preciso dominar as técnicas de SEO para compreender as mudanças recorrentes nas diretrizes do Google e como isso impacta no algoritmo de busca. 

6. Divulgue seu trabalho nas redes sociais 

Quem acha que SEO e redes sociais não tem qualquer relação entre si está completamente errado. 

Até mesmo as grandes marcas que possuem blogs ou podcasts estão constantemente divulgando seus conteúdos no Instagram, Tik Tok e afins. Vale lembrar também o YouTube, que é por si só uma plataforma de publicação de conteúdos e possui suas próprias regras de otimização (mas isso iremos abordar com mais detalhes em outro artigo!).

Tudo é questão de estruturação, produção, publicação e divulgação. Sem um desses quatro pilares, certamente seu conteúdo deixará de receber o tanto de atenção e cliques que poderia. Esteja atento a eles e trabalhe bem a sua presença nas principais redes sociais também!

Ainda tem dúvidas sobre SEO para clínicas e hospitais veterinários? Fale com a E-Vitrine, nossa equipe pode ajudar a sua clínica a alcançar muito mais clientes