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30 de Janeiro 2023

Como fazer um plano de marketing para o seu negócio pet?

Confira no artigo de hoje o que é plano de marketing e porque é tão importante traçar um para o seu negócio no segmento pet!

Ter uma clínica veterinária ou um pet shop, por si só já é um desafio bem grande, e se o seu desejo é crescer e conquistar mais clientes nessa área, marketing deve ser a sua palavra de ordem. Mas por onde começar? Acompanhe o nosso artigo, e saiba como fazer um plano de marketing para o seu negócio pet e principalmente, o que fazer para que ele seja efetivo:

 

O que é plano de marketing?

Nada na vida funciona bem sem o devido planejamento, e como o próprio nome sugere, plano de marketing é o documento que reúne todas as estratégias que a sua marca pretende aplicar em um período, para atingir um determinado objetivo. 

Trata-se da síntese da sua estruturação de marketing, e deve conter todas as informações referentes às ações que você enquanto gestor pretende realizar para reter clientes, como metas, verba disponível, métricas a serem utilizadas, meios de divulgação, análises, etc. 

 

Por que traçar o plano de marketing é importante?

Tendo em mente que o plano de marketing é responsável por nortear uma campanha, seja ela qual for, este documento será a base para que a realização de uma ação seja bem-sucedida. 

Como é uma ferramenta de gestão, deve-se saber que não há regras específicas para a criação de um plano de marketing, sendo que fatores como o seu conteúdo, sua profundidade e prazo de duração, variam conforme a realidade de cada empresa e a necessidade de cada campanha. 

 

Como desenvolver um bom plano de marketing?

Desenvolver um plano de marketing que seja realista e consistente é o primeiro passo para não cair em armadilhas. Afinal, ao pensar em formas de divulgação e retenção de clientes, é comum imaginar uma série de possibilidades e ideias mirabolantes.

Porém, a distância entre a imaginação e a realidade geralmente é bem grande, e o que delimita isso é um bom planejamento, pois será o momento de colocar tudo na ponta do lápis e definir onde se espera chegar de fato, com os recursos disponíveis.

Confira a seguir quais etapas não podem faltar no seu plano de marketing:


Quais as etapas do plano de marketing?

As etapas de um bom plano de marketing são bem específicas, e por vezes, caminham juntas, se complementando, tal como o trabalho em equipe. Dessa maneira, trata-se de algo complexo e contínuo, que não pode ficar abandonado, mesmo após a execução de uma campanha. 

As principais etapas que não podem ser ignoradas no seu plano, são:

 

Diagnóstico da marca 

Tudo começa com a avaliação do cenário atual da empresa. Liste tudo que envolve a estrutura do negócio, como volume de vendas, histórico de faturamento, recursos disponíveis, custo e rentabilidade de cada produto/serviço, posicionamento de marca e objetivos esperados. 

Nesta etapa, também cabe observar de maneira mais aprofundada os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Qual é o grande diferencial da sua marca? 

Será o atendimento que você oferece aos pets, ou talvez a localização da sua clínica? 

E quais são os pontos que necessitam de melhoria? 

Com essas respostas na mão, é possível começar a traçar a análise SWOT da sua marca, que será de grande valia para todo planejamento de marketing que você for traçar daqui pra frente.

 

Análise de mercado

Ainda dentro da análise SWOT, existem as classificações de “oportunidades” e “ameaças”, que estão relacionadas a análise de mercado, a segunda parte do seu plano de marketing.

Aqui, o foco são tanto os fatores externos, como fornecedores, leis, novas tecnologias, como também, fatores internos referentes ao seu nicho, como market share, possíveis ameaças ao seu negócio e principais tendências, que podem se tornar oportunidades. 

Essa etapa te ajudará a definir como anda o cenário geral do seu mercado, o que pode afetá-lo positiva e negativamente, e como prevenir possíveis ocorrências. É o momento de antecipar problemas.
 

Análise da concorrência

A concorrência é uma das maiores pedras no sapato de qualquer marca, e por isso, uma etapa do plano de marketing deve ser dedicada só a ela. É o momento de uma pesquisa extensa sobre o que outras marcas do seu nicho estão fazendo. 

Mais do que isso, é a hora de identificar onde elas estão acertando e errando, e como você pode tirar proveito disso. Pense em perguntas como:

De que maneiras a concorrência se posiciona no mercado?

Quais diferenciais a concorrência oferece?

Quais são as fraquezas da concorrência?

Como é a política de preços da concorrência?

Com relação ao marketing, quais ações deram certo para a concorrência e quais deram errado?

Quais meios de divulgação a concorrência utiliza e são efetivos para ela?


Fazer esse tipo de pesquisa não é simples, mas para ajudar, ferramentas como Google Alertas e SEMrush são excelentes alternativas para monitorar o que está sendo dito - e procurado - na web a respeito do seu nicho, o que inclui claro, a sua concorrência, e com isso, é possível antecipar tendências. 

 

Definição do público-alvo

Toda essa extensa pesquisa feita até aqui começa a nos levar a quem realmente importa: o seu público-alvo. 

Agora que você já compreende quais são as suas necessidades enquanto marca, e quais são os cenários frente à concorrência e ao seu mercado como um todo, está na hora de estabelecer para quem o seu produto ou serviço é direcionado.

Levante todas as informações possíveis referentes aos seus consumidores em potencial, como dados geográficos (onde vivem), demográficos (como idade, gênero, estado civil, tamanho da família, ocupação e renda), psicográficos (estilo de vida, atividades e interesses) e comportamentais (tomada de decisão). 

Para ser ainda mais assertivo, defina também a persona do seu plano de marketing. A persona nada mais é do que uma tentativa de definir como seria o seu cliente ideal, através de um personagem fictício. 

Com o público-alvo e a persona definidos, torna-se bem mais fácil prever a sua eventual jornada de compra.

 

Definição dos objetivos de marketing

Com todas as etapas anteriores alinhadas, o objetivo de marketing fica cada vez menos abstrato e mais realista. É o momento de uma das partes mais vitais do seu plano de marketing: definir qual é o seu objetivo principal.

Ao se deparar com essa etapa, gestores podem ficar confusos. Afinal, o objetivo principal é vender os seus produtos, certo?

Também, mas acontece que até mesmo o seu objetivo precisa ser mais específico. 

Basicamente, o foco não é “se” a sua marca pretende vender, mas sim, “como” ela pretende vender. 

Seu objetivo é aumentar as vendas do seu pet shop em 5% em um ano?

Ou talvez, aumentar sua participação no mercado em 10% no próximo semestre?

Ou gerar mais engajamento nas redes sociais da sua clínica veterinária, através do ganho de seguidores e assim, gerar mais vendas?

Todos esses podem ser objetivos plausíveis de marketing, e são diferentes entre si. Por isso é tão importante compreender que não é só sobre vender, mas como vender. Seja preciso!

 

Mix de marketing 

A partir daqui, estamos aos poucos entrando na parte prática. Hora de definir o mix de marketing que norteará a sua campanha, levando em consideração 4 fatores principais: o produto, o preço, a praça e a promoção. 

 

Produto: Qual produto você irá anunciar? Quais são os benefícios e diferenciais dele?

Preço: Qual o preço do seu produto? Vale a pena aumentá-lo ou diminuí-lo?

Praça: Onde o seu produto será distribuído? Por quais canais de venda o seu cliente poderá adquirir o seu produto? (loja física ou e-commerce?)

Promoção: Como você irá promover o seu produto? Por quais meios você fará a divulgação do seu produto?

 

O mix de marketing pode variar e atualmente, existem modelos que até consideram outros “Ps”, mas para começar, considere pelo menos os 4 citados.

 

Definição das métricas utilizadas

Não basta definir o que será feito e onde, mas também como você irá mensurar seus resultados, e é aí que as métricas entram. 

As métricas são medidas de desempenho, e variam de acordo com o tipo de campanha, dos canais utilizados e mais uma vez, do objetivo a ser atingido.

Dentre as métricas mais conhecidas no universo do marketing digital, estão:

 

- ROI (Retorno sobre o investimento);

- Ticket médio;

- Taxa de conversão;

- CPL (Custo por Lead).

 

Definição da estratégia de marketing e cronograma

Momento de definir o que será feito. Com o objetivo em mente, é hora de pensar em quais canais serão utilizados para divulgação e também no período de veiculação da campanha. 

 

Quais mídias serão utilizadas? (online ou off-line?)

Quais redes sociais serão utilizadas? 

Quais serão os meios de divulgação? (panfletos, envio de mala direta, posts no Instagram, vídeos no YouTube…)

Quanto tempo sua campanha irá durar? (15 dias, 1 mês, 2 meses…)

 

Por conta da força inegável das redes sociais, muitos gestores esquecem que elas não são os únicos canais disponíveis quando o assunto é marketing. As mídias off-line também têm seu valor (panfletos, banners, eventos, ações no ponto de venda, anúncios de revista, jornal, TV, rádio…). 

Vale lembrar que a utilização e eficácia de cada canal, dependerá exclusivamente do público-alvo e de uma boa estratégia. 

 

Verba de campanha

Estratégia traçada e cronograma feito, é hora de colocar a mão no bolso! Pense nos seguintes fatores:

 

Qual será a verba para a sua campanha? 

Quais profissionais ou serviços devem ser contratados para a realização da campanha? 

Qual será a verba direcionada a mídia paga?

Qual será a verba de emergência?

 

Todo e qualquer investimento em marketing deve ser muito bem pensado e planejado, por isso essa etapa do plano de marketing precisa de atenção redobrada!

 

Execução da campanha

Com todo o plano de marketing bem estruturado e as suas necessidades - e as de seus clientes, principalmente - definidos previamente, chegou a hora de colocar a mão na massa.

 

Acompanhamento dos resultados

Por fim, não pense que após a execução da campanha, seu plano de marketing estará terminado. 

Durante a veiculação, o acompanhamento dos resultados é tão ou mais importante do que a estratégia em si, afinal, é o momento de checar se ela é realmente efetiva, ou se será preciso buscar novas alternativas para alcançar os objetivos esperados.

Mais uma vez ressaltamos que um plano de marketing não precisa conter ou seguir todos os passos citados ao pé da letra, mas para que se tenha mais clareza com relação às estratégias, à verba e sobretudo às reais necessidades do cliente em potencial, ele será um grande aliado para a organização da sua equipe.

Ficou claro o que é plano de marketing? Ainda tem dúvidas de como fazer um plano de marketing que seja efetivo para a sua clínica veterinária ou pet shop? Entre em contato com a gente, a E-Vitrine Marketing pode te ajudar a buscar as melhores alternativas para o seu negócio!