Blog

03 de Junho 2024

Continuação do Universo da I.A. (Inteligência Artificial)

A importância do ChatGPT para todas as áreas

Ainda trazendo algumas reflexões sobre o evento de Inteligência Artificial da FGV-EAESP, estamos tendo diversos “insights” para a nossa discussão de hoje.

A minha primeira pergunta é simples: você utiliza o ChatGPT? Se sim, parabéns. E a segunda pergunta é: existe cautela na aplicação?

Se a resposta for não, cuidado! Você está deixando de lado um instrumento de suma importância para os próximos 5 ou 10 anos na esfera da tecnologia, inclusive na nossa área da saúde.

Quero salientar que alguns moderadores na palestra focaram muito neste sentido, trazendo aos participantes dos painéis a importância da utilização desses recursos. Por exemplo, criar um informativo para sua empresa, que contemple dados para que todos possam ter informações alinhadas.

Nesta mesma esfera, o tempo, outro atributo que concorre de forma enfurecida, como a velocidade das informações. Utilize o ChatGPT para definir algumas ações de comunicação e atendimento ao seu público. Mas Rodrigo, você está tirando da sua agência a oportunidade de trabalhar? Pelo contrário, estamos trabalhando cada vez mais para gerar tomadores de decisões.

Existe uma tendência atrelada a este momento de dar a tomada de decisão para a máquina, mas isso não existe. O sistema foi desenvolvido para responder XYZ de determinada ação ABC. Continuamos a afirmar que o ser humano será responsável de forma ativa nas suas atividades. E cabe aqui entender que aqueles que não se prepararem para o futuro próximo estão fadados à paralisação. Então, nós, profissionais que atuamos na área da saúde e suas adjacências, não podemos estar “de fora” deste momento da tecnologia mundial.

O que eu quero neste momento é observar o tamanho da dificuldade da área da saúde, muito voltada para profissionais que desenvolvem um trabalho qualificado. E cabe dizer, mão de obra qualificada para todo este ecossistema está bem complicada. Por exemplo, uma secretária que consiga dar suporte no atendimento ao paciente, baseado no recebimento e entrega de exames e procedimentos a serem realizados. A jornada do paciente? Que jornada? O paciente está precisando, e pronto. Continuemos a pensar dessa forma, e verás aonde chegará o seu empreendimento.

Na minha avaliação pessoal, quero dizer que estou estudando bastante para entender como a I.A. vai nos ajudar na jornada e na experiência do paciente. E digo que, só pensando nisso, temos estudos para mais de anos no campo da estratégia de informação.

Quero deixar claro que o texto foi produzido por mim, porém as correções deixo para o ChatGPT. Se você ainda não usou o ChatGPT, o que está esperando?

Até o nosso próximo encontro.

Rodrigo