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09 de Junho 2023

E-mail marketing pode ser uma boa estratégia?

Saiba a seguir como utilizar o e-mail marketing de uma forma eficaz e conheça todos os seus benefícios, principalmente para o marketing médico!

Já falamos brevemente do e-mail marketing aqui no blog da E-Vitrine, em nosso artigo sobre canais de conversão. Apesar de não ser tão visado como outros meios, o e-mail pode ser uma importante ferramenta para captar novos leads ou mesmo, para reconquistar antigos clientes. Saiba a seguir como utilizar o e-mail marketing de uma forma eficaz e conheça todos os seus benefícios. 

O que é e-mail marketing? 

Durante muito tempo, o e-mail foi (e por vezes, continua sendo) visto como uma mera ferramenta de comunicação no trabalho. Porém, desde a sua popularização, diversas marcas passaram a utilizá-la para divulgar seus produtos e serviços. 

Assim, logo deu-se a era dos anúncios indesejados e caixas de spam lotadas. Por conta disso, mesmo hoje, na era do marketing de conteúdo, muitos gestores voltaram para uma mentalidade de que o e-mail é somente uma ferramenta de trabalho e qualquer publicidade vinda deste meio não possui relevância e nem traz resultados. 

No entanto, o e-mail marketing trata-se de uma técnica ainda muito eficaz e ao contrário do que o senso comum acredita, é capaz sim de captar leads. 

Nesta estratégia, os e-mails são enviados para uma lista de contatos por uma ferramenta de automação, com o objetivo de estabelecer uma comunicação personalizada e conquistar a conversão.  

Qual a vantagem do e-mail marketing? 

Quase todos os sites existentes demandam a utilização de um endereço de e-mail para criar login. Sendo assim, é quase impossível algum usuário da internet não ter pelo menos um e-mail. Percebe o potencial disso? 

Além da enorme quantidade de potenciais clientes presentes nessa rede, trata-se de um formato extremamente flexível e possível de metrificar, afinal aqui a sua marca tem total controle de para quem o e-mail marketing é enviado, quando e em qual formato. 

Quais são os formatos de e-mail marketing? 

Aliás, falando em formato, há muitos tipos de e-mail marketing que podem auxiliar na sua estratégia. E ao contrário do que o senso comum possa dizer, não é somente de promoções que é feito o email. Confira a seguir algumas opções para implementar no seu negócio:

Newsletter 

Esse é um formato clássico de e-mail marketing e bastante utilizado pelas marcas para educar o público-alvo. Geralmente uma newsletter é enviada somente para os usuários que a assinam, não sendo assim um anúncio invasivo. 

Seu envio é periódico, podendo ser diário, semanal, quinzenal ou mensal. Os temas tratados dependem diretamente do nicho da marca. Se você é um profissional de saúde e deseja promover a sua própria clínica, por exemplo, suas newsletters podem ser focadas em dicas para a audiência, focadas em bem-estar. 

Uma newsletter pode ser completa ou composta apenas por trechos de um conteúdo. Muita gente utiliza as newsletters como uma isca para levar o cliente até o blog da empresa. 

E-mail promocional 

Como o próprio nome sugere, esse tipo de e-mail é aquele focado em oferecer descontos e promoções para o cliente. Sua abordagem é bem mais focada no comercial, para que o cliente realize a compra diretamente no site. Geralmente vem acompanhado de calls to action (chamadas para ação). 

E-mail transacional 

Já esse tipo de e-mail marketing é bem mais específico. Quando o usuário faz algum cadastro num site ou aplicativo, ou mesmo inicia uma compra mas por algum motivo, abandona o carrinho. 

Não é incomum que esses emails contenham cupons de desconto ou um texto de boas-vindas. 

E-mail de nutrição 

Os e-mails de fluxo de nutrição são parecidos com as newsletters. São disparados de maneira automática e seu foco é nutrir o usuário com informações sobre algum tema e fazer com que ele avance no funil de vendas. 

Este tipo de e-mail marketing também é mais personalizado, já que diferentes conteúdos podem ser enviados para diferentes pessoas. Por exemplo, se você é médico dermatologista e possui dois pacientes, um com interesse em temas de cuidados com a pele e outro em temas de depilação a laser, você pode enviar e-mails específicos para cada um deles. 

Pesquisa 

Após uma compra no site da marca, é muito importante saber qual a opinião do cliente sobre toda a jornada de compra. Também é possível recolher essa informação após a aquisição de um serviço, e uma das maneiras mais utilizadas para isso é por meio de formulários de pesquisa. 

Se o cliente fez seu cadastro no site, é ainda mais fácil lhe enviar um e-mail marketing de pesquisa pós-compra. Com esse tipo de e-mail, torna-se mais fácil mapear os pontos de melhoria do seu negócio. 

Como o e-mail marketing funciona para o marketing médico? 

No caso do marketing médico, o e-mail marketing possui diversas utilidades na hora de fidelizar o público-alvo. Veja como:

Eduque sua audiência

Já falamos anteriormente sobre a importância do marketing de conteúdo para médicos, e pensando nisso, uma boa tática é criar um blog com artigos focados na especialidade do profissional ou um canal no YouTube.  

E se você é um profissional que cria conteúdo para divulgar o seu trabalho, sabe que não é nada fácil atrair leitores ou espectadores, portanto, quanto mais pessoas souberem do seu blog ou canal, melhor. E é aí que o e-mail marketing entra!

Tenha uma frequência de disparo de e-mails programada sempre que seu conteúdo for ao ar, utilize CTAs bem chamativas e seja sucinto na hora de divulgar. Lembre-se que neste momento, o foco é atrair audiência para conferir o seu conteúdo e não propagar seus serviços. 

Envie conteúdos personalizados 

Todo cliente gosta de se sentir bem tratado, e personalizar o atendimento é pelo menos o primeiro passo para uma boa experiência com uma empresa. 

Ao entrar em contato com seu cliente, seja pelo WhatsApp ou por e-mail, trate-o sempre com cordialidade e chame-o pelo primeiro nome. Isso serve tanto para tirar dúvidas quanto para enviar conteúdos. 

Como fazer um e-mail marketing que funcione? 

Construir um bom e-mail marketing talvez nem seja o mais difícil, mas sim saber quando utilizá-lo. Apesar de sua praticidade e baixo custo, uma marca não deve utilizar o e-mail só por utilizar. É preciso ter um objetivo, como ocorre com qualquer formato de marketing. 

Tenha em mente o que será enviado, para quem (qual o público-alvo?), quando (qual a duração dessa campanha?) e quais são os resultados esperados a partir do envio (o usuário deve ser direcionado ao site ou baixar algum material exclusivo?). 

Considere também a etapa do funil de vendas que seus usuários estão e prepare a sua equipe para o recebimento de leads em outros canais, como direct do Instagram e WhatsApp. 

Ao longo da campanha, fique de olho nas métricas, principalmente Taxa de Entrega, Taxa de Abertura, Taxa de Cliques, Taxa de Conversão e Retorno Sobre Investimento. 

E claro, faça sempre e-mails de conteúdo ético, layout simples e adaptável. 

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Fale com a E-Vitrine, nossa equipe pode ajudar a sua clínica veterinária a alcançar muito mais clientes!