Depois de uma busca rápida na internet, é fácil se deparar com a plataforma de publicidade do buscador mais famoso do mundo, o Google Ads, como uma boa alternativa para quem deseja fazer o marketing da própria empresa. Mas será que ele é a melhor opção?
No artigo de hoje, vamos tentar responder essa pergunta e falaremos também sobre o Inbound Marketing para clínicas veterinárias. Prossiga com a leitura e saiba como escolher:
O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, trata-se de um conjunto de estratégias dentro do marketing digital, com foco em conteúdos relevantes e desenvolvimento do relacionamento com o cliente com base no famoso funil de vendas.
Sua diferença em comparação ao marketing mais tradicional, está justamente em como o conceito de atração é trabalhado.
No Inbound Marketing, o principal foco é educar o cliente, convencendo-o por meio de conteúdos informativos e assim convencê-lo aos poucos, de maneira que ele percorra as etapas do funil de vendas até se tornar um consumidor e propagador da marca. O objetivo é criar confiança primeiro e vender depois.
Outro ponto importante do Inbound Marketing é a sua intenção de jamais “importunar” o cliente. A ideia é que os interesses do cliente o levem até o conteúdo de determinada marca e não que essa mesma marca interrompa os interesses do cliente.
Dessa forma, o Inbound Marketing nunca focará em comerciais que passam na televisão entre um programa e outro (tal como ocorre no marketing tradicional), mas sim em conteúdos que possam ser filtrados e consumidos somente quando o público-alvo decida (vide os artigos presentes em blogs e os vídeos do YouTube).
Mas e o Google Ads? Como você já deve imaginar, trata-se da plataforma de anúncios do Google e uma das mais famosas e utilizadas do mundo.
Por meio dela é possível definir, entre outros fatores, o tipo de anúncio, onde ele será exibido e para quem. Confira no próximo tópico como funciona o Google Ads mais a fundo.
O Google Ads é bem intuitivo e permite que no momento de fazer um anúncio, o médico veterinário faça a escolha certa e que caiba no bolso. Veja o passo a passo de como definir um anúncio no Google Ads:
Uma vez utilizando o Google Ads para os anúncios da sua clínica veterinária, você irá se deparar com uma série de formatos disponíveis. Confira abaixo os principais para o segmento veterinário:
Ao optar por esse formato, seu anúncio será exibido em áreas de destaque nas páginas de resultado de busca, sempre que um usuário pesquisar alguma palavra-chave relacionada a sua campanha ou nicho.
Já esse formato é mostrado em formato de banner, podendo ser animado ou não, e permite mais interatividade. Pode ser visto em sites, blogs, páginas de notícias ou aplicativos parceiros do Google.
Quando se trata da plataforma de vídeos mais popular do mundo, há algumas opções para fazer anúncios. É possível que um anúncio seja exibido durante os vídeos da plataforma ou como sugestão em meio aos vídeos relacionados.
Já fora da plataforma, também é possível escolher ainda, por um formato que permite que o anúncio seja veiculado em formato de vídeo em sites e aplicativos do Google, porém não dentro do YouTube.
Essa é a opção ideal para quem vende produtos veterinários. É um formato que se baseia em pesquisas por palavras-chave, assim, caso um tutor busque por “Ração X” e você comercializa tal produto, o seu anúncio será exibido para esse tutor.
Se a sua clínica veterinária é integrada a um pet shop, por exemplo, e deseja aumentar as vendas do seu pet shop, o Google Shopping é uma excelente alternativa.
Por fim, para que o local da sua clínica veterinária seja mais conhecido, este é o melhor formato, independente se o seu objetivo é tornar a clínica mais conhecida na região ou atrair mais cliques para o seu contato.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os formatos da plataforma e como ela pode te auxiliar, precisa ficar claro como funciona o leilão do Google Ads.
Em uma realidade tão vasta e diferente, em que diversas marcas buscam se posicionar o tempo todo, é digitalmente impossível que todas consigam com a mesma eficácia.
Sabendo dessa quantidade enorme de marcas existentes num mesmo nicho, quando se trata do Google Ads, a inteligência artificial que opera na plataforma, promove uma espécie de leilão, que leva em consideração três fatores para decidir quais anúncios serão exibidos e onde:
Muita gente pode até acreditar que quanto maior o valor, mais a campanha será distribuída e exibida, mas não se esqueça: para o Google, a experiência do usuário sempre estará em primeiro lugar, sendo tão ou até mais importante do que o orçamento investido pelo anunciante. Sendo assim, priorize um anúncio que seja criativo e visualmente atraente.
Dessa forma, não é fácil precisar qual a melhor alternativa de marketing para uma clínica veterinária. Tudo depende do objetivo do negócio com relação ao marketing.
Aumentar os leads?
Tornar a marca mais conhecida e confiável sem gastar muito?
Levar mais clientes ao local da clínica?
Aumentar o engajamento nas redes sociais?
Estabelecendo esse ponto, fica muito mais fácil se o mais rentável será investir no Google Ads ou no Inbound Marketing.
E será possível juntar o melhor dos dois mundos? A resposta é SIM!
Se o seu desejo é conquistar resultados mais rápidos por meio do Google Ads, mas também trabalhar por uma audiência mais orgânica a médio e longo prazo com o Inbound Marketing, é plenamente possível e ainda, uma ótima maneira de fazer com que o nome da sua clínica veterinária gere muito mais buzz (mas esse termo, a gente comenta em outro artigo, ok?).
Quer saber como integrar Inbound Marketing e Google Ads? Fale com a E-Vitrine, nossa equipe pode ajudar a sua clínica veterinária a alcançar muito mais clientes!