Blog

27 de Maio 2024

Inteligência Artificial na Saúde: Aprimorando a Comunicação e Retenção de Clientes

A Inteligência Artificial em nossos negócios

O nosso "bate-papo" desta semana é sobre a Inteligência Artificial no universo da saúde. Na semana passada, participei de um workshop promovido pela FGV-EAESP que tratou da I.A. nos aspectos da regulamentação e da jornada que as empresas voltadas à tecnologia e gestão precisarão seguir.

Uma questão muito importante trata do viés que cada I.A. está seguindo em termos de comportamento, o que foi unânime neste evento que as pessoas continuarão sendo parte importante desta evolução.

No evento, o painel que falava sobre a I.A. na saúde mencionou que todos os projetos estão voltados ao atendimento do paciente. Por exemplo, monitorar os procedimentos de enfermagem na aplicação de insulina em pacientes internados ou disparo automático no sistema de medicação quando há alteração significativa nos índices glicêmicos. Como eu trago esta informação para a nossa realidade, já que hoje não somos da área hospitalar, mas sim de atendimento clínico e estético?

O meu primeiro gancho nesta reflexão não é trazer a questão do atendimento e protocolos clínicos, mas sim como podemos nos comunicar de forma mais eficiente com os nossos pacientes e/ou clientes. A única certeza que vejo em todos os consultórios, clínicas e profissionais de atendimento exclusivo trata da jornada de abandono deste cliente.

Então, por que eu abandono este cliente?
Por que ele sai do meu radar?
Como eu consigo falar com este cliente, sendo ele muito fechado?

O que vai nos permitir enxergar a Inteligência Artificial em nossa jornada não é ficar pensando e discutindo se o computador vai "roubar" o meu lugar, mas sim que lugar este sistema tem na minha trajetória empresarial, que posso utilizar ao meu favor, inclusive na minha comunicação.

Eu comecei a estudar I.A. para o segmento da nossa agência, voltado para a área da saúde humana e veterinária.

Rodrigo, mas como assim?

Claro, em todas as áreas da saúde está sendo mobilizada a questão da I.A. E quero trazer para meu público e clientes o aprendizado e a gestão destas inteligências para escalonar todos nós, seja na saúde humana ou veterinária.

Até o nosso próximo encontro.

Rodrigo