Cada nicho do mercado demanda um tipo de marketing diferente, e quando se trata de promover serviços de saúde, como consultas com médicos, a realização de um bom marketing é ainda mais difícil. Saiba como atrair clientes de forma ética e efetiva com um marketing médico bem feito!
Para começar, seja você um profissional da área da saúde ou um profissional de marketing interessado em atender essa área, é necessário entender que quando o assunto é marketing médico, a ideia de publicidade muda de figura, uma vez que o público aqui deve ser abordado com muito mais sutileza e cuidado.
Afinal, não é ético precificar consultas e tampouco exibir procedimentos cirúrgicos nas redes sociais.
Dessa forma, uma estratégia de tom mais “varejista” não funciona com médicos. Entenda com mais detalhes no próximo tópico o que pode e o que não pode no marketing médico.
Todo médico deve saber quanto às normas que regulamentam a publicidade de serviços de saúde, estabelecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e passíveis até mesmo de punição ao profissional, em caso de descumprimento.
Entre as proibições do marketing para médicos estão:
Mas calma, há outras formas de fazer marketing médico! Apesar das várias proibições, confira abaixo o que é permitido:
Ter um site ou blog com o intuito de divulgar informações confiáveis de saúde;
Cabe lembrar que um médico nunca deve fornecer receitas ou diagnósticos por mensagens de texto, áudios ou sem avaliar o paciente corretamente.
Outro lembrete importante é quanto a identificação do profissional. Seja em posts ou vídeos informativos nas redes sociais, o nome, o número de CRM, bem como o de RQE, devem estar presentes em todo material publicitário.
No geral, o ideal e mais efetivo para a área da saúde é o marketing de conteúdo. Isso porque esse marketing - que inclusive está bem em alta - é mais sutil e seu foco está em passar informações de qualidade e por meio dessas informações, educar seu público e conquistar leads.
Dentro do marketing de conteúdo, há muitas formas diferentes e criativas de educar seu futuro cliente. Confira a seguir o passo a passo para fazer o marketing da sua clínica médica sem ferir as normas do CFM e escolher a melhor maneira de divulgar seu trabalho por meio de um conteúdo relevante.
Para definir por onde começar com o seu marketing, você precisa traçar o perfil básico do seu potencial cliente.
Qual a sua especialidade?
Quais outras especialidades irão compor a sua clínica?
Onde sua clínica está localizada?
Quais são as classes sociais de quem mora nas redondezas da sua clínica?
Com base em perguntas como estas, torna-se mais fácil compreender seus clientes em potencial e em que focar para promover seus serviços por meio da informação.
Se a sua clínica ainda não possui um site profissional, talvez seja o momento de investir nisso. Um site próprio, além de passar maior credibilidade quanto ao seu trabalho também facilita a criação de um bom conteúdo, seja por meio de artigos para blog ou vídeos informativos.
Ainda pensando em sua especialidade, quais são as principais dúvidas dos seus pacientes? Quais informações você considera imprescindíveis que a sua audiência saiba a respeito de determinadas doenças ou problemas de saúde?
É em cima dessas dúvidas e temas que você definirá a estratégia do seu marketing de conteúdo.
Mas por onde começar? Pesquise pelos principais médicos da sua área que são também criadores de conteúdo e veja o que eles estão produzindo.
De forma geral, o marketing de conteúdo se concentra na produção de vídeos, bem como em posts estáticos nas redes sociais e artigos para blogs. Saiba abaixo como explorar cada um desses formatos com o seu conteúdo:
Já falamos do enorme potencial das redes sociais aqui no nosso blog, e sem dúvidas, o Instagram e o Tik Tok são as principais do momento para quem cria conteúdo.
Invista em posts informativos, tanto estáticos quanto reels (no caso do Instagram). Traga dúvidas da sua audiência, demonstre todo o seu conhecimento e expertise sobre a sua área.
Informe sobre as doenças mais comuns, seus sintomas e tratamentos, sempre focando em auxiliar seu público-alvo da melhor maneira possível. Lembre-se que o mais importante neste momento não é a autopromoção da sua imagem ou das suas consultas, mas sim demonstrar a sua autoridade no assunto.
O YouTube é sem dúvidas uma excelente oportunidade de trazer visibilidade para as suas informações. É possível criar um canal na plataforma e por meio dele e de boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), estabelecer uma estratégia de marketing que permita a postagem frequente de vídeos.
Aproveite esses vídeos para trazer mais detalhes sobre os temas tratados. Em outras redes sociais de vídeo, como o Tik Tok por exemplo, o conteúdo geralmente é exibido de forma bem mais dinâmica e rápida, em poucos segundos. Dessa maneira, a possibilidade de produzir vídeos mais longos é uma ótima sacada para trazer demonstrar o seu diferencial. Mostre sua clínica, sua rotina, conte a história da sua carreira como médico(a), desperte a empatia e a confiança da sua audiência.
Falando em SEO, ter um blog atrelado ao seu site é outra maneira de atrair audiência por meio do marketing de conteúdo, e o melhor de tudo: de forma orgânica.
Selecione os temas de maior interesse dos seus potenciais clientes e produza bons artigos para o seu blog, mantendo uma frequência de postagens de pelo menos um texto por semana.
Aborde aspectos levando em consideração as principais buscas feitas no Google sobre determinado assunto e esteja à disposição dos leitores para tirar dúvidas.
Esse formato de marketing de conteúdo é mais utilizado quando uma marca já possui os contatos do cliente, seja porque o próprio cliente se inscreveu para receber conteúdos de seu interesse ou porque a marca conseguiu captar o contato por meio de formulários, por exemplo.
Além de ser uma alternativa bem mais econômica em comparação a outras ações de marketing, o e-mail também é flexível, pois permite o envio de newsletters, campanhas personalizadas (como boas-vindas e aniversário) e produtos digitais gratuitos (como ebooks e webinars exclusivos).
Para fazer um bom marketing médico e alavancar a sua clínica de forma ética, o ideal é contar com uma equipe profissional para cuidar de todos os detalhes do conteúdo, seja do seu canal, do seu blog ou das suas redes sociais.
Entre em contato com a gente, a E-Vitrine Marketing pode te ajudar a buscar as melhores alternativas para o seu negócio!