Blog

08 de Maio 2023

Por que é importante produzir bons vídeos para o seu conteúdo?

Se existe um interesse tão grande em vídeos, significa que a demanda por conteúdos neste formato específico também está em pleno crescimento.

YouTube, Instagram, Tik Tok…a lista de redes sociais que investem cada vez mais em vídeos como um formato atrativo só cresce. E se existe um interesse tão grande em vídeos, significa que a demanda por conteúdos neste formato específico também está em pleno crescimento.

Mas por que é tão importante produzir bons vídeos para o seu conteúdo? Confira no nosso artigo como utilizar vídeos na sua estratégia de marketing e gerar muitas oportunidades de venda de maneira criativa!

A ascensão dos vídeos nas redes sociais 

Atualmente o YouTube, criado em 2005, é a plataforma de vídeos mais popular do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários em todo o planeta, entre espectadores e criadores de conteúdo. Desde a sua criação, há quase duas décadas, essa rede social de vídeos cresceu exponencialmente, se tornando uma referência no que se diz respeito a criação de vídeos, sejam tradicionais ou shorts.

E se no YouTube a forma de crescer uma marca é por meio da criação de um canal, em outras redes sociais, o foco são os vídeos verticais, que têm como característica principal a curta duração. 

Talvez a mais expoente plataforma nesta categoria “vertical” seja o Tik Tok, rede chinesa que explodiu em popularidade no início de 2020, sendo impulsionada principalmente pelo período mais intenso do isolamento social provocado pela pandemia.

Logo após esse formato, surgiu ainda o Reels no Instagram - também vertical - e no YouTube, o Shorts. 

4 razões para começar a produzir vídeos para a sua marca 

Agora que você já compreende um pouco sobre a importância dos vídeos nas redes sociais como ferramenta de conteúdo, vamos explorar alguns motivos para trazer esse formato para o marketing de conteúdo da sua marca, confira a seguir!

Gera autoridade online 

Independente do seu nicho, gerar autoridade é um dever da sua marca e utilizar vídeos nas redes sociais para atingir este objetivo é uma excelente medida. 

Se a sua empresa for uma clínica veterinária, por exemplo, você como médico veterinário pode produzir vídeos esclarecendo dúvidas dos tutores dos seus pacientes, relacionadas a comportamento e saúde pet. 

Essa forma de informar alavanca a imagem da sua marca, pois é também uma maneira de educar a sua audiência gerando confiança (afinal, você é um profissional da área fornecendo informações de saúde) e faz com que o nome da sua clínica torne-se mais conhecido a médio e longo prazo. 

Os modos de produzir um bom conteúdo em vídeo são variados, assim como os tons de voz. Você pode contar uma história, usar do humor para fazer um conteúdo mais engraçado ou até mesmo emocionar. Lembre-se que o foco aqui é fidelizar o cliente por meio dos valores da sua empresa!

Permite mais interações e compartilhamentos 

Redes sociais como o YouTube e o Instagram são excelentes no que diz respeito à interação. Dessa maneira, tenha em mente que uma vez que o seu vídeo esteja no ar, os comentários certamente surgirão. 

Outro ponto é o número de compartilhamentos. Pense quantas vezes você viu algum vídeo interessante e compartilhou com um amigo? Seja por entretenimento ou pelo caráter informativo, conteúdos audiovisuais unem pessoas e auxiliam a trazer mais engajamento. 

Torna a sua marca muito mais próxima ao público-alvo 

Aliás, a interação gerada pelos vídeos nas redes sociais da sua marca é outra arma a seu favor. 

Pense nas dúvidas que seus clientes podem trazer nos comentários ou no seu direct. Essas dúvidas são oportunidades de produzir novos vídeos e ainda, trazer o potencial cliente para mais perto, por meio de um atendimento de qualidade. 

Pode trazer mais tráfego para o seu site

Há quem pense que técnicas de SEO sejam aplicáveis somente a textos, porém, essas práticas também ajudam e muito a otimizar as visualizações de vídeos no YouTube. 

Trabalhar vídeos dentro da plataforma utilizando palavras-chave é muito importante,  até mesmo para que o seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade. 

Por fim, com um canal no YouTube bem posicionado ou bons reels saindo constantemente no Instagram, a etapa final antes do cliente optar pela sua marca será visitar o seu site (que vale lembrar, também precisa passar credibilidade e autoridade!). 

Como criar bons vídeos para o seu marketing de conteúdo?

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, gravar vídeos para as redes sociais demanda um planejamento bem estruturado. Confira a seguir algumas dicas para utilizar o melhor do audiovisual na sua estratégia:

Entenda seu público-alvo 

Para saber o que e como produzir, sua primeira missão é entender o que seu público-alvo deseja consumir. 

Estude bem quais dúvidas sua marca pode tirar do cliente ou de quais formas o seu conteúdo lhe pode ser útil. Não basta criar conteúdo, é preciso compreender para quem ele será destinado. 

Defina o tipo de conteúdo e qual será o tom seguido 

O seu vídeo será informativo ou de entretenimento? De tom sério ou humorístico? Contará uma história ou será mais institucional? 

Após definir o seu público-alvo, é o momento de decidir qual tipo de vídeo encaixa melhor com o cliente que o assistirá. Tudo vai depender também dos valores da sua marca e do seu nicho. 

Marcas que comercializam produtos geralmente podem brincar com os mais diversos tons, já empresas que comercializam serviços, como consultas, podem investir em um tom mais informativo e institucional. 

Decida qual será a rede social principal 

Se o seu objetivo são vídeos mais curtos e dinâmicos, com poucos segundos, certamente o Instagram ou o Tik Tok são as melhores redes sociais para esse tipo de conteúdo. Já para vídeos maiores e mais detalhados, o YouTube é a melhor opção. 

Seja dinâmico e constante 

Falando nisso, gravar vídeos para redes sociais requer um dinamismo ao passar a informação necessária. Trabalhe o roteiro do vídeo e seja direto com a informação, principalmente levando em consideração a complexidade do tema que será abordado. 

Não se esqueça também da importância da frequência das suas postagens. Tenha esse ponto muito bem destacado no seu planejamento de marketing, e defina quantos vídeos serão gravados, já que não é apenas um que surtirá efeito nas suas vendas.  

Integre seus vídeos com o site da empresa 

É importante que o site da sua marca esteja sempre presente em suas outras redes sociais. Integre seus melhores vídeos a artigos do seu blog ou coloque-os na home page do seu site, e coloque o link da sua página principal no seu canal do YouTube. 

Divulgue 

Quando o vídeo for ao ar, aproveite para divulgá-lo imediatamente em suas outras redes sociais e instigue a sua audiência a conferi-lo na íntegra. Se o seu vídeo estiver disponível no YouTube, aproveite para pedir que o seu público-alvo de outras redes, se inscreva no canal dentro da plataforma. 

Monitore os resultados 

Depois de muito trabalho planejando, criando e postando conteúdo, é o momento de analisar métricas como alcance, impressões, engajamento e novos leads para medir o sucesso dos seus vídeos, e claro, aplicar as melhorias necessárias para que a sua marca cresça cada vez mais. 

Deseja produzir bons vídeos para as redes sociais da sua marca e não sabe por onde começar? Entre em contato com a gente, a E-Vitrine Marketing pode te ajudar a buscar as melhores alternativas para o seu negócio! Aproveite para conferir também o nosso canal no Youtube.