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27 de Março 2023

Qual a importância do marketing de conteúdo para o segmento veterinário?

Confira a seguir qual a importância do marketing de conteúdo para o segmento veterinário e saiba como atrair mais clientes por meio de informação!

As pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais e se antes o conteúdo estava restrito somente a alguns meios, hoje todos os segmentos investem em transmitir conteúdo de qualidade para seus clientes, seja por vídeos, posts ou artigos. 

E de tanto apostar em conteúdo como ferramenta de geração de leads, ele se tornou um tipo específico de marketing, o já tão conhecido marketing de conteúdo

E se você é veterinário, deve estar atento a esse marketing, pois é a partir dele que a sua clínica tende a receber muito mais clientes. Confira a seguir qual a importância do marketing de conteúdo para o segmento veterinário. 

O que é o marketing de conteúdo? 

 

Como o próprio nome sugere, o marketing de conteúdo se propõe a gerar um crescimento da sua rede de clientes por meio de conteúdos que sejam relevantes e que gerem credibilidade para uma marca. 

Afinal, em tempos de concorrência acirrada e fake news, a marca que conseguir produzir um conteúdo autêntico e credível, sai ganhando (e muito!). 

Portanto, investir em marketing de conteúdo significa focar na necessidade dos seus clientes e não na da empresa. 

Como fazer marketing de conteúdo? 

 

Agora que está mais claro do que se trata o marketing de conteúdo, vamos compreender como utilizá-lo a favor da sua marca. 

Felizmente, o marketing de conteúdo é muito democrático, permitindo que sejam criados conteúdos em muitos formatos. Alguns exemplos são:

  • Posts;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Ebooks;
  • Artigos em blogs.

O formato a ser escolhido depende do objetivo de marketing da sua marca e também dos recursos a serem aplicados nisso. Como qualquer outra estratégia de marketing, produzir conteúdo para informar sua audiência demanda investimento em profissionais especializados, muito estudo de público-alvo e tempo para produção. 

Como o marketing de conteúdo veterinário pode fazer uma clínica crescer?

 

Mas se você ainda não está convencido do poder do conteúdo para o marketing veterinário, é o momento de definir como o conteúdo pode fazer a sua clínica crescer!

Se a sua clínica faz posts para redes sociais, como Instagram e Tik Tok, saiba que isso já faz parte de uma estratégia com foco no conteúdo. Porém, será que você está fazendo isso da forma correta? Confira a seguir como prospectar a sua marca no segmento veterinário:

Invista em bons posts  

 

Se o seu objetivo é informar o seu potencial cliente, não basta postar uma foto qualquer em uma rede social. É preciso pensar em posts estruturados, com informações relevantes e um design atraente. 

Para clínicas veterinárias, o foco é conquistar clientes que tenham pets. Pensando nisso, seja uma autoridade no assunto. Traga informação confiável para o seu perfil, principalmente sobre saúde e comportamento animal. 

Lembre-se que antes de recorrer a um médico veterinário, muitos tutores pesquisam sobre qual problema seus pets podem estar passando. É nessa oportunidade que a sua clínica deve se destacar. Informação é poder!

Outra dica é mostrar a estrutura da sua clínica, falar sobre possíveis diferenciais, como localização, horário de funcionamento e a equipe do local. Mostrar como o seu trabalho é inigualável, principalmente no que diz respeito ao cuidado com pets, é um excelente cartão de visitas. 

Tenha um site institucional 

 

Se a sua clínica veterinária ainda não possui um endereço eletrônico, invista imediatamente nisso. Quanto mais informações forem encontradas sobre o seu negócio na web, maiores são as chances de um tutor sentir confiança no seu trabalho e entrar em contato. 

Vale a pena contratar um profissional de marketing para criar um site e incluir todas as informações sobre o seu estabelecimento. Colete depoimentos de clientes mais antigos, coloque fotos da clínica e invista também em um blog próprio. 

Foque no SEO

 

Falando em blog, outro fator que auxilia demais o marketing de conteúdo de qualidade é o SEO (Search Engine Optimization). 

SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas aplicadas sobre um site para que ele fique bem posicionado nas buscas do Google, atraindo assim, audiência de maneira orgânica a médio e longo prazo. 

Com artigos informativos de um blog veterinário, o SEO se baseia em palavras-chave, para que esses textos sejam encontrados com cada vez mais facilidade pelos tutores que fazem buscas no Google. 

Tenha um canal no YouTube 

 

Você costuma assistir vídeos no YouTube? A maior plataforma de vídeos do mundo permite desde canais de entretenimento até informativos, e a sua clínica veterinária pode e deve se aproveitar de mais essa oportunidade. 

Pense mais uma vez em informações que seriam úteis para a sua audiência. Quais doenças são mais comuns entre cães e gatos? Quais sintomas os tutores devem estar atentos em seus animais? Quais dicas de comportamento são interessantes para quem tem filhotes? 

Respondendo essas perguntas, você com certeza terá muitas pautas para produzir vídeos que engajem e informem.

Onde encontrar um profissional de marketing de conteúdo? 

 

Procurando por um profissional de marketing de conteúdo para definir melhor a sua estratégia? Na E-Vitrine, você conta com uma equipe completa para cuidar do marketing da sua clínica veterinária, desde as redes sociais até o SEO, tudo para que o seu trabalho alcance mais pets e tutores. 

Fale com a gente, estamos prontos para lhe ajudar!